O PECADO
Esta palavra, “pecado”, aparece 221 vezes na Bíblia.
A palavra "amor" aparece na Bíblia 308 vezes, “perdão/remissão” 27 vezes, “perdoar” = 70x7 = 490 vezes.
1- Como a Bíblia define o pecado
De acordo com a Bíblia, o pecado é uma rebelião contra Deus, uma desobediência à sua vontade e uma maldade deliberada.
Pecar significa transgredir a lei de Deus, "errar o alvo". O pecado atingiu toda a humanidade desde Adão e Eva e, ao longo da Bíblia, pode ser entendido de duas maneiras: estado de pecado (escravidão) e ações pecaminosas (prática do pecado). O pecado tem consequências e deve ser punido para cumprimento da justiça.
1 João 3:4: “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.”
1 João 5:17: “Toda injustiça é pecado...”
Salmos 106:6 – “Nós temos sido maus e perversos; pecamos como os nossos antepassados pecaram.”
Romanos 8:7 - “Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.”
2- O que o pecado causa em nós
A morte: Rm 6:23 – “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
O afastamento de Deus: Isaías 59:2 – “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.”
O sofrimento: Salmos 32:3-7 – “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. 4 Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. 5 Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado. 6 Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão. 7 Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento.”
O pecado também causa em nós o medo de voltarmos para Deus, de não sermos aceitos por Ele. O inimigo nos enche de acusações e mentiras, e, assim, permanecemos no pecado, na lama.
3- Como o pecado/pecador é visto por Deus
Como escravidão: João 8:34 – “Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.”
Como abominação: Provérbios 6:16-19 - “16 Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.”
Como marca de separação: Tiago 4:4 diz: "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."
... MAS DEUS É MISERICORDIOSO ...
Como as nuvens estão constantemente se desfazendo, assim Deus faz com nossos pecados confessados:
Isaías 44:22, - “Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.” – NTLH – “Já perdoei as suas maldades e os seus pecados; eles desapareceram como desaparece a cerração. Volte para mim, pois eu sou o seu Salvador.”
REMIR = Verbo transitivo direto - tornar a obter, a conseguir, livrar, libertar, resgatar.
Efésios 2:1-3 – “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.”
Os versículos de 1 a 3 de Efésios 2 mostram que os seres humanos, por desobedecerem a Deus e fazerem a própria vontade, estavam mortos espiritualmente e mereciam a ira de Deus.
No entanto, a Bíblia também diz que Deus, por meio da sua misericórdia e do seu amor, trouxe os seres humanos para a vida em união com Cristo. A salvação ocorre pela graça de Deus, por meio da fé e da obediência, se aceitarmos Cristo e guardarmos os seus mandamentos.
4- Devemos confessar nossos pecados? A quem?
De acordo com a Bíblia, os pecados devem ser confessados a Deus. A Bíblia diz que Deus é o único que pode perdoar os nossos pecados, e que os crentes da Nova Aliança não precisam de outro mediador entre eles e Deus, senão Jesus Cristo.
1 Timóteo 2:5 – “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”
Davi confessou seu pecado a Deus no Salmo 51, onde pede perdão a Deus e pede por um espírito inabalável.
Esdras 10:11 – “Agora, pois, fazei confissão ao Senhor, Deus de vossos pais, e fazei o que é do seu agrado...”
1 João 1:9 - “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”
Provérbios 28:13 - " O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.”
...Tu és o meu esconderijo...
E também...
Tiago 5:16 – “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”
Atos 19:18 diz que – “Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras (seus atos ou coisas más em outras traduções).”
Hebreus 9:11-17 ARA – O sacrifício de Cristo não se repete, é perfeito e eficaz
11 Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação,12 não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.13 Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne,14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo! 15 Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.16 Porque, onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador;17 pois um testamento só é confirmado no caso de mortos; visto que de maneira nenhuma tem força de lei enquanto vive o testador.18 Pelo que nem a primeira aliança foi sancionada sem sangue;
5- Qual deve ser nossa atitude em relação ao nosso pecado e ao dos outros?
O apóstolo Paulo diz que não devemos ser escravos do pecado, mas sim, senhores sobre ele. Com a ajuda de Deus, podemos dominar o pecado e vencê-lo.
Paulo nos ensinou em 1 Coríntios 10:13, como podemos suportar a tentação: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”
Em Lucas 17:3-4 Jesus nos adverte: "Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: 'Estou arrependido', perdoe-lhe".
Em Mateus 18:15-17 Jesus nos ensina: "—Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão.16 Mas, se não ouvir, leve com você uma ou duas pessoas, para fazer o que mandam as Escrituras Sagradas. Elas dizem: "Qualquer acusação precisa ser confirmada pela palavra de pelo menos duas testemunhas."17 Mas, se a pessoa que pecou não ouvir essas pessoas, então conte tudo à igreja. E, se ela não ouvir a igreja, trate-a como um pagão ou como um cobrador de impostos.”
Confessar os pecados traz libertação: Quem confessa seus pecados a Deus reconhece que agiu de maneira errada, que desagradou a Deus, e que merece castigo. Deus perdoa quem confessa seus pecados, porque essa pessoa mostra que quer mudar de vida.
Também é importante pedir perdão às pessoas contra quem pecamos. Isso traz reconciliação. Em algumas situações, é bom confessar os pecados a uma pessoa de confiança, que pode ajudar na reconciliação.
6- Como ficar livre do pecado
Jesus morreu na cruz para pagar o preço que nós devíamos pagar por nossos pecados (1 João 2:2). Quando reconhecemos nossos pecados, pedimos perdão e aceitamos Jesus como nosso salvador, os nossos pecados são apagados. Isso não significa que o que fizemos não tem problema (ainda vamos morrer) mas agora temos uma segunda chance. E dessa vez recebemos uma nova natureza, inclinada para o bem, porque estamos unidos a Deus.
Quem tem Jesus ainda peca, porque a velha natureza do pecado continua em nós, lutando com a nova natureza. Mas pedindo perdão a Deus, em nome de Jesus Cristo, o filho de Deus, nosso Senhor e salvador, nós podemos vencer essa natureza. Já não precisamos viver presos no pecado, sem conseguir sair.
7- Conclusão
1Tessalonicenses 5:5 diz: "porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.”.
1 Pedro 2:9 diz: " Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; ".
Romanos 10:9 diz “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”
Out/2024