Do livro ATÉ QUE NADA MAIS IMPORTE de Luciano Subirá
Cap. 1 – Até que nada mais importe
- Deus não está interessado em sua performance de busca, o que ele realmente quer é o seu coração.
- Luciano valorizava as horas gastas em oração; quantidade de capítulos lidos da Bíblia; dias de jejum que havia feito. E sempre procurava quebrar os seus recordes.
Filipenses 3:7-8 - Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.
- Paulo declara que TUDO perdeu o seu valor e importância diante da magnificência do Senhor Jesus, a quem devemos conhecer cada vez mais profundamente.
O padrão de busca determinado por Deus
- Muitos cristão (verdadeiros convertidos e que conhecem o Senhor) vivem sem nenhum senso de propósito. Acordam, alimentam-se e trabalham por mais alimento, alguns estudam (menos ou mais do que precisam), relacionam-se com outros (embora alguns façam só o estritamente necessário) e voltam a dormir. Na verdade, eles apenas sobrevivem. Vivem tão presos àquilo que é terreno!
Em Lucas 12:15 Jesus declarou: A vida do homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. Se sabemos que isso é verdade, por que a vida de tantos CRISTÃOS reflete exatamente o contrário? Por que investimos tanto da nossa vida em busca do que é material e tão pouco em busca do que é espiritual?
- O ser humano foi criado e estabelecido por Deus na terra com o único propósito de BUSCAR A DEUS:
- Atos 17:26-27 - de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós;
- Paulo também instruiu os irmãos colossenses sobre o que realmente importa: as coisas de cima, e não as da terra:
- Colossenses 3:1-3 - Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
- Na concepção de muitos crentes buscar a Deus tem sido, na melhor das hipóteses:
. Ir aos cultos semanalmente;
. Não faltar a celebração da santa ceia;
. Conhecer o mínimo que a Bíblia ensina;
. Orar um pouco todo dia (pelo menos na hora de comer e antes de dormir);
. Em apuros, passando por tribulações pode até ser capaz de jejuar!
- O que atualmente é chamado de BUSCA, pode ser classificado como uma coisa medíocre, interesseira e nada intensa.
WILLIAM INGE: “Se gastamos dezesseis horas por dia em contato com coisas desta vida e apenas cinco minutos por dia em contato com Deus, será de admirar que as coisas desta vida sejam para nós duzentas vezes mais reais do que Deus?”
- Mas há um padrão de busca que Deus determinou para nós. Através do profeta Jeremias, Deus nos revelou o tipo de busca que nos leva a encontra-Lo:
- Jeremias 29:13 – Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
- Deus não aceita nada menos que nossa inteira dedicação nessa busca.
- Marcos 12:30 – Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, te toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.
ALERTA! A maioria dos cristãos parece estar vivendo como se a vida cristã fosse de moderada importância! Estamos atribuindo ao relacionamento com Deus uma baixa ou moderada importância, tanto de busca apaixonada como também de ensino sobre o assunto.
Distrações
- Um dos nossos piores inimigos depois do pecado são as distrações.
- O crente que costuma ser levado pelas distrações, em geral, é alguém que não tem cedido ao pecado, mas tem perdido o alvo ao distrair-se com coisas que podem até ser lícitas, mas roubam o foco da busca pelo Senhor.
- Êxodo 5:5-9 – Onde o faraó aumenta o trabalho dos israelitas para que se esquecessem da adoração a Deus.
- Na antiga aliança, Deus exigia um dia semanal de descanso e as pessoas também o utilizavam para busca-Lo. Hoje, apesar de vivermos em uma melhor aliança, vivemos aquém do tempo mínimo de relacionamento com Deus que era esperado na antiga aliança.
- A distração tem se tornado um fator de esfriamento para muitos cristãos sinceros, que nem mesmo cederam às pressões do mundo ou do pecado. Venceram nessas áreas, mas sucumbiram diante das distrações.
- Lucas 14:16-24 – Na parábola da grande ceia Jesus mostrou homens que perderam a consciência do convite por distrações até legítimas (lícitas) como aquisição de propriedades, melhor capacidade de produção e até mesmo da constituição de uma família.
- Exemplo do vídeo game de Israel, seu filho.
- 1Coríntios 7:32-35 – Paulo falou que até mesmo o casamento, instituição divina e, portanto uma bênção, pode se “tornar” uma distração, atrapalhando nossa relação com o Senhor, se não for bem administrado.
- Apocalipse 2:2-4 – (Os irmãos de Éfeso) Até mesmo o nosso serviço prestado ao Senhor pode se tornar uma distração! Muito foco no trabalho mas com o abandono do primeiro amor!
- Lucas 10:41-42 – Onde Jesus fala com Marta, irmã de Maria: “te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo UMA SÓ COISA...”
- Uma coisa só importa: buscar a Deus sem distração alguma!
Conclusão
- Cristo nos advertiu: buscar em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça... mas invertemos tudo; hoje vamos à igreja buscar somente o que é material, e acrescento bênçãos, que são consequências de uma vida de quem busca a Deus.
- Como Moisés, nossa busca principal deveria ser pela presença bendita de nosso Senhor, mas a busca por coisas tem nos distraído da pessoa dele. Tão triste e tão imperceptível.
Para refletir:
_ Oi filho, papai chegou!
_ Oi pai, o que você trouxe pra mim?