CARTA À FAMÍLIA
Vivam de uma maneira que esteja de acordo com o que Deus quis quando chamou vocês. Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá; falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo.
Abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus. Não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão! Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva. Não deem ao Diabo oportunidade para tentar vocês.
Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês.
Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.
Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Qualquer tipo de imoralidade, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês. Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês.
Não deixem que ninguém engane vocês com conversas tolas. Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor.
Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus. Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais. Cantem, de todo o coração, hinos e salmos ao Senhor.
Esposa, obedeça ao seu marido, como você obedece ao Senhor. Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe. E Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos.
Extraído de Efésios 4, 5 e 6 (NTLH)
Maio/23